Pilates Clínico na Gravidez: benefícios

A gravidez é um momento único na vida da mulher. Esta é uma fase onde as mulheres procuram estar “no seu melhor” para receber o bebé e lidar com as várias mudanças que ocorrem ao longo da gestação. A preocupação com o seu estado de saúde é muito típica nesta fase e, consequentemente, a atividade física é um tema muito relevante e que desperta várias dúvidas nas mulheres, portanto vim esclarecer algumas delas neste artigo. 

Se estiver saudável e sua gravidez for normal, é seguro continuar ou iniciar atividades físicas regulares como o Pilates Clínico Pré-Natal.

Os exercícios de Pilates Clínico na Gravidez são adaptados às necessidades específicas de cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlada, utilizando exercícios de baixas cargas e impacto, ou seja, respeita a individualidade de cada mulher, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro. Além disso, o acompanhamento é sempre realizado por uma fisioterapeuta com formação específica em exercício clínico na gravidez.

A ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists) assegura-nos que a atividade física não está relacionada com desfechos negativos na gravidez (como aborto espontâneo ou parto prematuro) e que, pelo contrário, tem muitos pontos positivos e está associado a menor risco de lombalgias (dor nas costas), melhor adaptação do corpo à gravidez e menor risco de doenças metabólicas (como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia).

A lombalgia (dor nas costas) é um dos problemas mais comuns da gravidez, especialmente nos últimos meses. Isto acontece porque com o crescimento do bebé e o aumento da barriga ocorre um deslocamento do centro de gravidade para a frente e a distensão dos músculos abdominais, enfraquecendo-os. Estas mudanças alteram a postura, o que sobrecarrega a região lombar. No Pilates Clínico Pré-Natal vamos trabalhar o controlo postural, alongar e dar mobilidade a esta região de forma a diminuirmos estes desconfortos.

 

Outra preocupação muito comum na gravidez são as doenças metabólicas. Nesta fase, as gestantes estão mais suscetíveis a este tipo de patologias devido às alterações hormonais, como aumento dos níveis de progesterona e estrogénio.
A probabilidade de se desenvolver diabetes durante a gravidez tem aumentado, sendo que o diabetes mellitus gestacional está presente em cerca de 2 a 13% das gestações. Além da ocorrência de diabetes mellitus  na  gestação  ser  um  fator  de  risco  para  a  gestante  desenvolver  permanentemente  o  diabetes  mellitus  tipo  2, esta condição também dobra o risco da gestante desenvolver pré-eclâmpsia.

A pré-eclâmpsia é uma condição clínica que se caracteriza pelo aumento da tensão arterial associada a maior número de proteínas na urina. A evidência indica-nos que mulheres com pré-eclâmpsia apresentam mais riscos de desenvolver doenças  cardiovasculares no futuro e pode afetar o crescimento do bebé no útero, elevando o risco de prematuridade.
Mas não entre em pânico! A prática regular de exercício físico diminui o risco de desenvolver estas patologias através da diminuição da resistência do corpo à insulina, da melhora do metabolismo e do aumento da capacidade cardiovascular. Se já tem o diagnóstico de alguma destas condições, vamos adaptar as nossas sessões de forma a controlar a sua condição clínica e ter uma gravidez mais tranquila.

Ao longo das sessões de Pilates Clínico na Gravidez vamos realizar também exercícios específicos para o pavimento pélvico com o objetivo do fortalecer para impedir pequenas perdas involuntárias de gases e urina comuns durante a gravidez devido ao efeito da progesterona nos músculos do períneo (veja o nosso artigo sobre Incontinência Urinária na Gravidez) e ao mesmo tempo tornar estes músculos mais flexíveis para que possam alongar e relaxar durante o trabalho de parto e “saírem do caminho” para permitir a passagem do bebé, durante o período expulsivo.

O método de Pilates Clínico associa, à prática dos exercícios, respirações lentas e profundas. Estas respirações, além de ajudarem a promover um relaxamento geral, favorecem a circulação sanguínea e linfática. Este favorecimento ajuda a reduzir o inchaço das pernas, assim como a incidência de hemorróidas e varizes vulvares, causadas por diversos fatores como

  • aumento do fluxo e volume sanguíneo na região pélvica; 
  • pressão do útero em crescimento sobre as veias pélvicas, impedindo o retorno venoso;
  • dilatação das veias da região perineal e das pernas devido às alterações hormonais.

Conjugam as respirações profundas durante a realização dos exercícios cria um efeito de “bombeio” ajudando a circulação sanguínea, sobretudo o retorno venoso.

 

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor, e que a tenha ajudado a compreender melhor os benefícios do Pilates Clínico na Gravidez.

Se deseja receber mais informações ou agendar a sua sessão, envie-nos uma email para comunicacao.fisiclinic@gmail.com ou contacte-nos telefonicamente através do 252 119 625.

Fabiana Andreso (OF 11582)
Fisioterapeuta 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou