INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA GRAVIDEZ: causas e tratamento

Se está grávida e já perdeu uma “gotinhas” de urina enquanto ria, quando espirrou ou fez esforços, então leia este artigo até ao fim, porque tem incontinência urinária! Vou-lhe explicar porque é que isto acontece e porque é tão importante tratar.

A CAUSA:

O aumento dos níveis de progesterona durante a gravidez têm como um dos principais objetivos deixar os tecidos mais flexíveis para que possam “esticar” e adaptarem-se ao aumento de volume uterino com o crescimento do bebé. Além disso, também atua como um mecanismo protetor para o parto, pois deixa o tecido conjuntivo e os músculos do pavimento pélvico mais flexíveis para permitir que eles estirem mais do que o normal durante a passagem do bebé pelo canal vaginal, reduzindo o risco de traumas pélvicos.

Com todas estas alterações que deixam os tecidos mais flexíveis, quando se aproxima o 3º trimestre da gravidez, o peso e o volume do útero, empurram a bexiga, alteram a sua posição e a da uretra e exercem peso sobre a fáscia endopélvica e músculos do pavimento pélvico (que se encontram com menos tónus), o que provoca perdas involuntárias de urina (Incontinência Urinária de Esforço).

Sabia que as mulheres que relatam ter Incontinência Urinária (IU) durante a gravidez, têm uma maior incidência de Incontinência Urinária no pós-parto?

Pois é, por isso é tão importante tratar a IU ainda durante a gravidez!

Segundo um estudo realizado no Hospital de S. João, 1 em cada 5 mulheres sofre de IU 6 meses após o parto.

 

COMO TRATAR?
  • Controlo do peso: controlar o ganho de peso, reduz a pressão abdominal, assim como o risco e a frequência de perdas involuntárias de urina;
  • Manter o intestino regulado: mantenha uma boa ingestão de fibras e água para reduzir a obstipação, assim não terá necessidade de “forçar” o pavimento pélvico enquanto defeca;
  • Evite alimentos que irritem a sua bexiga: chá verde, chá matte, café, bebidas gaseificadas, sumos de fruta ácida, irritam a sua bexiga e dão-lhe mais vontade de urinar;
  • Faça Fisioterapia Pélvica: O pavimento pélvico é constituído por um grupo muscular e como qualquer músculo do corpo, é possível exercitá-lo e torná-lo mais forte!
    O ideal será fazer uma avaliação pélvica, verificar a simetria entre os dois lados do períneo, ensinar-lhe a realizar a contração desses músculos, assim como de técnicas que reduzem a pressão no seu períneo.

 

Mas a Fisioterapia Pélvica na gravidez tem muito mais que se lhe diga! Veja aqui tudo o que a Fisioterapia Pélvica pode fazer por si! 

Se gostaria de perceber melhor o trabalho da Fisioterapia Pélvica no tratamento da Incontinência Urinária, veja este artigo

Espero que este artigo a tenha esclarecido e ajude a estar mais confiante! 😊

Se deseja receber mais informações ou agendar a sua sessão, envie-nos uma mensagem por Whatsapp ou contacte-nos telefonicamente.

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou