Fisioterapia Pélvica no tratamento de Incontinência Urinária

A Fisioterapia Pélvica é a especialidade da Fisioterapia que se dedica ao estudo, avaliação e tratamento de disfunções pélvicas, que afetem direta ou indiretamente a continência urinária, fecal, a função sexual e reprodutora, de qualquer pessoa e em qualquer idade.

Apesar de a Incontinência Urinária (IU) ser a disfunção pélvica que afeta mais homens e mulheres, a informação disponível na internet acerca do seu tratamento, ou até fornecida por alguns profissionais, é bastante redutora e até errada, e eu vou-lhe explicar o porquê.

Sabia que…

Segundo a Sociedade Portuguesa de Ginecologia, diversos estudos demonstram que mais de 30 % das mulheres não consegue contrair corretamente o pavimento pélvico na primeira consulta de avaliação.

Muitos profissionais de primeiro contacto instruem os pacientes a realizarem exercícios de Kegel. Estes exercícios pressupõem que o/a utente saiba contrair os músculos do pavimento pélvico, o que exige uma elevada consciência corporal. No caso de utentes com IU, a capacidade de contrair o pavimento pélvico corretamente está comprometida, levando a que contraia outros grupos musculares, o que não é um padrão de movimento saudável. É de extrema importância que apenas os utentes com uma boa consciência corporal sejam instruídos a fazer estes exercícios sozinhos.

Pela mesma razão não concordo com a indicação de “apertar a bola entre as pernas”. Este exercício é destinado ao reforço dos adutores (os músculos internos das coxas), que acaba por recrutar de forma acessória os músculos do pavimento pélvico, não trazendo consciência da contração específica destes músculos.

Treinar para parar o jato de “xixi” é, sem dúvida, ainda mais prejudicial! Se o nosso corpo está preparado para relaxar os esfíncteres e o cérebro está a enviar uma mensagem para que a bexiga se contraia para esvaziar, estar a contrariar algo fisiológico pode trazer ainda mais disfunções.

 

QUE TRATAMENTOS UTILIZA A FISIOTERAPIA PÉLVICA?

O melhor tratamento começa sempre pela Avaliação pormenorizada. Na primeira consulta é realizada uma avaliação, através de questionários e avaliação física objetiva, para conseguir entender qual ou quais os tipos de incontinência urinária (IU) (conheça-os neste artigo).

Depois a sua intervenção será estabelecida de acordo com o tipo de IU identificado.

A maioria das pessoas que sofrem com IU de esforço, não têm consciência corporal que lhes permita contrair o pavimento pélvico de forma eficaz, por isso a Fisioterapia Pélvica utiliza um recurso terapêutico chamado BIOFEEDBACK.

Este equipamento está conectado uma sonda e permite ver através do ecrã se está efetivamente a contrair os músculos pretendidos. Consegue perceber a força com que contrai, o tempo que demora a contrair, mas também a relaxar.

Para reforçar os músculos do pavimento pélvico pode utilizar também ELECTROESTIMULAÇÃO que fará com que os músculos que estejam perto da sonda contraiam.

Para tratar tecidos cicatriciais ou reforçar o tecido conjuntivo de suporte, temos também a TECARTERAPIA. Através do calor, vai estimular a formação e reorganização do colagénio dos tecidos.

No caso da bexiga hiperativa, o tratamento mais indicado é a NEUROMODULAÇÃO PERIFÉRICA NÃO-INVASIVA. Um tratamento bastante eficaz e completamente indolor, que irá interferir e reduzir a atividade da bexiga, reduzindo a urgência frequente de urinar.

Além destas tecnologias, a nossa equipa de Fisioterapia Pélvica também realiza exercícios terapêuticos para reduzir a pressão pélvica e melhorar a consciência corporal, assim como o/a orienta com hábitos de vida que podem ajudar a tratar a sua IU.

 

Se gostaria de compreender melhor a Incontinência Urinária Masculina, clique aqui.

Se gostaria de compreender melhor a Incontinência Urinária Feminina, clique aqui.

 

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer dúvidas e a mostrar-lhe que existem tratamentos eficazes na Incontinência Urinária!

Caso ainda tenha dúvidas ou queira agendar uma consulta com a nossa equipa de Fisioterapia Pélvica, envie-nos uma mensagem ou contacte-nos telefonicamente.

 

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou