INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA: O que a causa e como tratar?

A perda involuntária de urina afeta muitas mulheres, impactando negativamente a sua qualidade de vida. Mas tem tratamento!

A Incontinência Urinária caracteriza-se pela perda de urina de forma involuntária.

Apesar de a sua causa poder variar, é sabido que o género é um fator com grande impacto no desenvolvimento desta patologia uma vez que 85% dos utentes com Incontinência Urinária (IU) são MULHERES.

Esta condição diminui significativamente a qualidade de vida e a autoestima de muitas mulheres condicionando-as nas atividades do dia-a-dia, afetando as suas relações pessoais e podendo, inclusivamente, levar a isolamento social e contribuir para estados depressivos.

 

MAS PORQUE É QUE A INCONTINÊNCIA URINÁRIA AFECTA MAIS AS MULHERES?

Porque as Mulheres podem apresentar mais fatores de risco que favorecem o aparecimento da IU, como por exemplo:

  • Gravidez (o aumento do volume abdominal aumenta a pressão sobre os músculos do pavimento pélvico, podendo causar IU. Quanto maior o número de gestações, maior o risco de desenvolver IU)
  • Partos por via vaginal (um estudo realizado pela FMUP revelou que 1 em cada 5 mulheres apresentavam IU 6 meses após o parto via vaginal)
  • Maior propensão a infeções urinárias recorrentes (a bexiga fica mais “irritada”, aumentando a necessidade de urinar)
  • Alterações estruturais e da biomecânica da zona Pélvica (traumas pélvicos, cirurgias pélvicas prévias ou prolapso de órgãos pélvicos (POP) geralmente propiciam o aparecimento de IU)
  • Hipoestrogenismo e menopausa (as alterações hormonais contribuem para a redução dos níveis de colagénio ao nível dos tecidos de suporte do pavimento pélvico, reduzindo a sustentação dos órgãos, bem como a tensão dos músculos pélvicos, permitindo a perda involuntária de urina)

 

COMO TRATAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA?

Graças aos desenvolvimentos tecnológicos mais atuais, as Mulheres podem ter acesso a tratamentos conservadores em consulta de Fisioterapia Pélvica, que permitem tratar ou reduzir significativamente os episódios de incontinência urinária, com ótimos resultados, que se mantêm a médio e longo prazo.

A definição da estratégia terapêutica vai depender sobretudo do tipo de incontinência urinária (veja este artigo onde lhe explicamos o que é e todos os tipos de incontinência).

  • No caso de Incontinência Urinária de Esforço o foco da nossa intervenção passa por redensificar os tecidos de suporte do pavimento pélvico, dando-lhes mais tensão e reduzindo a hipermobilidade da uretra, assim como reforçar e reeducar o músculo esfíncter e os restantes músculos do pavimento pélvico, para que possam controlar a urina.

A sua Fisioterapeuta Pélvica irá elaborar um plano de tratamento que pode incluir a realização de exercícios com a ajuda de biofeedback, que lhe permitirá entender quando os músculos estão a contrair corretamente. Poderá também utilizar Tercarterapia para redensificar e aumentar a vascularização dos tecidos.

  • No caso da Incontinência Urinária de Urgência, a sua bexiga está “desregulada”, tornando-se mais ativa e, por isso, as perdas de urina acontecem mesmo quando a bexiga está a armazenar um pequeno volume de urina e, por isso, a sensação de necessidade de urinar é muito mais frequente:
    – Durante o dia, mais de 7 vezes por dia;

    – Durante a noite, mais de 1 vez por noite.
    Assim, a sua Fisioterapeuta Pélvica irá ensinar-lhe hábitos de vida que não “irritem” tanto a sua bexiga e poderá aplicar neuromodulação periférica não-invasiva, que reduzirá a atividade da sua bexiga!
  • Na maior parte dos casos, as mulheres sofrem de Incontinência Urinária Mista, com uma predominância de uma componente de Esforço ou de Urgência. O tratamento deste tipo de IU será sempre combinado.

 

Espero que este artigo a tenha ajudado a compreender melhor a incontinência urinária na mulher. 😊

Se ainda tem dúvidas, contacte-nos telefonicamente ou envie-nos uma mensagem. Teremos todo o gosto em esclarecê-la!

Se deseja tratar a sua incontinência urinária e está pronta para recuperar a sua qualidade de vida, a equipa de Fisioterapia Pélvica da FISICLINIC está aqui para a ajudar!

 

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou