Fita de silicone: é o segredo para uma cicatriz perfeita?

Ter uma cicatriz fina, sem relevo e o menos visível possível é das maiores preocupações após uma cirurgia, seja plástica (como uma abdominoplastia) ou até uma cesariana.

É por isso que muitas vezes os clínicos indicam a aplicação de pensos/fitas de silicone de forma precoce. Mas será que o silicone é mesmo o segredo para uma cicatriz “perfeita”?

Mas antes de mais, o que é a fita de silicone?

É uma fita auto-adesiva, constituída por um material flexível e por silicone, indicada para ser aplicada sobre cicatriz (ferida completamente fechada).

 

E como é que ela age na cicatriz?

Ao contrário do que pensam, ela não tem qualquer ação medicamentosa. No entanto, ela tem diferentes ações, tais como:

  • Manter a hidratação da cicatriz: ao ser aplicada sobre a pele, a fita de silicone vai evitar a perda de água e criar um ambiente húmido sobre a superfície da cicatriz, reduzindo os sinais inflamatórios e a formação de mais colagénio;
  • Compressão: a pressão constante sobre a cicatriz inibe a produção de tecido cicatricial (colagénio, novos vasos e nervos, etc.);
  • Redução de tensões: ao ser colocada sobre a cicatriz, uma zona ainda em cicatrização e, por isso, ainda frágil, a fita ao aderida em ambos os lados de pele íntegra, vai distribuir as tensões que a cicatriz possa sofrer ao ser estirada. No entanto esta ação está a ser cientificamente questionada, uma vez que os dispositivos de silicone têm alguma flexibilidade e a sua aderência não é suficientemente firme para distribuir tensões.

E quando deve ser aplicada?

Ela deve ser aplicada quando existirem sinais que a cicatriz estará num processo de hipertrofia, apenas quando a ferida estiver completamente fechada, quando a cicatriz já não tiver qualquer crosta (casquinha) e apenas onde não existam sinais de o corpo estar a “rejeitar” algum ponto.

Alguns clínicos recomendam a aplicação precoce de bandas de silicone. Na minha opinião, aplicar de forma precoce pode ser uma decisão tipo “pau de dois bicos”. Em alguns caso poderá ser uma mais valia ao prevenir cicatrizes hipertróficas. No entanto, em caso em que a cicatriz esteja a cicatrizar normalmente, a cicatriz poderá alargar com a aplicação da fita. 

Com isto não quero dizer que não deva aplicar a banda de silicone. No entanto, a sua aplicação carece de indicação e acompanhamento constante por parte do seu médico ou fisioterapeuta.

 

A fita de silicone é mesmo o segredo para uma cicatriz perfeita?

Pois… não, não é o segredo!

As cicatrizes podem acometer os tecidos em profundidade, o que se repercute à superfície e a banda não tem poder suficiente para distribuir as tensões desses tecidos. No entanto, a Terapia Manual aplicada respeitando os vectores de tensão dos tecidos cicatriciais tem demonstrado fortes evidências na prevenção e tratamento de cicatrizes patológicas!

Por isso, o melhor conselho que lhe posso deixar, caso deseje uma cicatriz “perfeita”, é que realize sessões de Fisioterapia Pós-operatória, preferencialmente por Fisioterapeuta com formação académica acrescida em Dermatofuncional, para que possa intervir nos seus tecidos cicatriciais e possa acompanhar a evolução do seu processo cicatricial e a reação da sua cicatriz à aplicação do dispositivo de silicone.

 

Conheça os tipos de dispositivos de silicone disponíveis atualmente aqui.

Saiba como deve aplicar a fita de silicone em casa neste artigo.

 

Se realizou uma cirurgia e tem alguma cicatriz que o(a) preocupa, agende a sua consulta de Fisioterapia Pós-Operatória enviando-nos uma mensagem ou contacte-nos telefonicamente. 😊

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou