Dicas para enfrentar uma crise de ansiedade

Como enfrentar uma crise de ansiedade?

Antes de mais conheça a sua ansiedade e a forma como sente, pensa e se relaciona com os outros quando está perante uma crise de ansiedade.

  • A ansiedade tem efeitos no nosso corpo. Do ponto de vista físico podemos experienciar tensão muscular, sensação de “bola na garganta” ou aperto no peito, dor de cabeça, batimento cardíaco acelerado, náuseas e vómitos, vontade de ir à casa de banho, dificuldade em dormir ou sensação de “borboletas no estômago”.
  • A ansiedade tem efeitos no nosso pensamento. Do ponto de vista psicológico podemos tornar-nos mais receosos, alerta, nervosos, irritáveis, incapazes de relaxar e de nos concentrarmos.
  • A ansiedade tem efeitos nas nossas relações com os outros. Podemos começar a evitar comunicar com os nossos amigos ou familiares ou discutir mais vezes com aqueles que nos são mais próximos.

 

O que pode fazer perante uma crise de ansiedade?
  • Concentre-se no aqui e no agora, nas atividades que está a fazer: preparar uma refeição, fazer exercício, jogar um jogo, ler um livro ou ver um filme.
  • Identifique os pensamentos que o estão a perturbar e pergunte-se sobre a probabilidade de isso acontecer. Concentre-se em cenários alternativos e tente adotar pensamentos realistas e uma atitude positiva.
  • Invista os seus esforços naquilo que pode controlar. Identifique as ações que dependem unicamente de si.
  • Fale com os amigos e familiares. Partilhe com alguém o que está a sentir e como está a experienciar a situação. Falar com alguém é uma das estratégias mais eficazes para diminuir a ansiedade.
  • Confie nas suas capacidades para lidar com situações difíceis. Que estratégias utilizou para enfrentar situações igualmente difíceis anteriormente? Use-as e adapte-as à situação atual.
  • Crie um espaço e um momento de relaxamento. Escolha um local que lhe transmita tranquilidade e onde se sinta confortável. Sempre que precisar use esse espaço para relaxar – respire fundo e lentamente durante alguns minutos, oiça música de olhos fechados, faça um desenho ou pinte mandalas.

 

Se mesmo assim necessitar não hesite em procurar ajuda especializada para gerir a sua ansiedade!

Nas consultas de Psicologia irá ter o acompanhamento próximo e diferenciado de uma Psicóloga, adquirindo ferramentas e estratégias do que fazer durante uma crise de ansiedade, como agir e prevenir futuros episódios. 

O acompanhamento de uma Psicóloga com formação específica é fundamental no tratamento deste transtorno, melhorando significativamente a qualidade de vida de quem a possui. Agende a sua consulta de Psicologia através do 252 119 625.

Drª Gabriela Rebelo [OP 27288]
Psicóloga Clínica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou