Your cart is currently empty!
Ataques de Pânico
Os Ataques de Pânico são períodos repentinos de medo ou desconforto intensos. São delimitados no tempo, o que significa que têm um início, um desenvolvimento que atinge um pico máximo em poucos minutos e têm um fim.
Estes períodos repentinos podem surgir a partir de um estado calmo ou de um estado ansioso, onde ocorre a manifestação de vários sintomas somáticos (físicos) e cognitivos (pensamentos).
- Os sintomas somáticos são aqueles que se manifestam no corpo através de sensações, tais como: palpitações, batimento cardíaco acelerado, suores, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito, naúseas, tonturas, desequilíbrio, sensação de desmaio, entre outros.
- Os sintomas cognitivos surgem na forma de pensamentos catastróficos, tais como: medo de perder o controlo ou de “enlouquecer”, medo de morrer, medo de ter um ataque cardíaco.
Ser acometido por estes sintomas causa muita ansiedade, angústia e desconforto, no entanto, o ataque de pânico não é perigoso e terminará depois de atingir o seu pico máximo. Contudo quem experiencia um ataque de pânico ainda não tem esta perceção, considera-o como sendo perigoso e teme a sua repetição ou as suas consequências.
O que pode fazer durante um Ataque de Pânico?
- Lembre-se que o medo que sente do ataque de pânico é aquilo que o mantém. Procure dizer a si próprio que apesar do que está a sentir lhe causar muito desconforto, não é efetivamente perigoso e irá terminar em poucos minutos.
- Utilize a respiração para normalizar a ansiedade sentida, respire fundo e lentamente, utilizando a técnica de respiração diafragmática. De preferência mantenha-se no mesmo local até que o ataque de pânico termine.
- Se mesmo assim os ataques de pânico persistirem, procure ajuda especializada. Um/a psicólogo/a pode ajudar.
Nas consultas de Psicologia irá ter o acompanhamento próximo e diferenciado de uma Psicóloga, adquirindo ferramentas e estratégias do que fazer durante um ataque de pânico, como agir e prevenir futuros episódios.
O acompanhamento de uma Psicóloga com formação específica em ataques de pânico é fundamental no tratamento deste transtorno, melhorando significativamente a qualidade de vida de quem a possui. Agende a sua consulta de Psicologia através do 252 119 625.
Drª Gabriela Rebelo [OP 27288]
Psicóloga Clínica