Your cart is currently empty!
Sei que deve ter imensas dúvidas, receios e medos relacionados com o assunto, por isso vamos explorá-lo, para que possa viver a sua sexualidade plenamente. Vamos discutir sobre as melhores posições, sem tabus!
Antes de mais, quero que saiba que se o seu obstetra não referiu que tem uma gravidez de risco, o sexo com penetração é seguro.
Por isso, vou indicar-lhe as posições que lhe podem ser mais confortáveis, sobretudo quando a barriga já está grande. Experimente 😉
- Mulher por cima: sentada por cima do parceiro, na cama ou numa cadeira, nesta posição a mulher controla a profundidade e o ritmo da penetração, podendo procurar o que lhe seja mais confortável e prazeroso.
- Homem por trás: a mulher coloca-se em quatro apoios, podendo usar almofadas para apoiar o abdómen e o peito. Nesta posição é o homem que controla o ritmo e a profundidade de penetração, pelo que aconselho que haja constante comunicação entre o casal, para que se evite qualquer desconforto.
- De lado (em conchinha): ambos deitados de lado, com o homem posicionado por trás da mulher. Esta posição é provavelmente a mais confortável porque reduz a pressão sobre a barriga e a penetração não é tão profunda, tornando-a perfeita para as fases mais avançadas da gravidez.
- Mulher por baixo: uma variação da posição de missionário, a mulher posiciona-se na berma da cama, com almofadas por baixo da pélvis, ou para elevar o tronco (caso o volume abdominal já interfira com o seu conforto e respiração), o companheiro posiciona-se de frente fora da cama. Nesta posição poderão manter o contacto visual e a penetração é mais profunda, pelo que é importante que comunique constantemente com o seu parceiro.
- Em V: outra alternativa, para que possam manter o contacto visual. Nesta posição a penetração não é tão profunda e a mulher pode usufruir de forma confortável.
Imagens retiradas de Baby Center Brasil
Espero que este artigo a ajude a viver a sua gravidez em pleno!
Se gostava de ser acompanhada durante a gravidez e preparar o seu pavimento pélvico para o parto, sugiro-lhe que comece o quanto antes as suas consultas de Fisioterapia Pélvica com a minha equipa na FISICLINIC. 😊
Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica