5 factos que deve saber sobre sexo na gravidez

Os mitos sobre a atividade sexual durante a gravidez são imensos, têm sobretudo um cariz negativo e são um obstáculo relevante a uma relação gratificante.

Neste artigo vou explorar este tema, mostrando-lhe que as relações sexuais podem até ser um aliado para uma gravidez mais saudável!

Vamos a isso!

  1. Relações sexuais no 1º trimestre não causam aborto! – Este é um mito muito enraizado. Se não tem gravidez de risco, não teve abortos espontâneos e não tem condições médicas que requeiram mais cuidados, pode usufruir das relações sexuais sem preocupações.
    Mas, se ainda assim tem medo, lembre-se que o sexo não é só penetração. Use a criatividade e explore a intimidade de outras formas!
  2. O bebé não sente! – Existe um enorme receio de que as práticas coitais possam afetar o bebé e que ele possa até estar a ter um papel de “espectador”…isso não acontece! O bebé está protegido pelo útero, saco amniótico e até pelo rolhão mucoso no colo do útero, que amortecem qualquer “empurrão”.
    Alguns casais referem que o bebé fica mais agitado durante e após o coito. É normal! Ele sente que a mãe está mais activa e há mais ocitocina (“hormona do amor”) em circulação, fazendo com que o útero se contraia durante o orgasmo. Tudo isto é um estímulo para que o bebé se mexa mais, mas não se preocupe que ele não faz qualquer ideia do que estão a fazer 😉
  3. A líbido muda durante a gravidez! – Verdade. Mas ressalvo que a experiência da gravidez não é vivida da mesma forma por todas as mulheres. Na grande maioria, durante o 1º trimestre, com o receio de aborto espontâneo, com as náuseas, vómitos, aumento da tensão mamária e maior sensibilidade a nível pélvico, muitas mulheres perdem o desejo sexual. No 2º trimestre, as náuseas começam a reduzir, a mulher começa a admirar as mudanças físicas do seu corpo, está mais confiante e a sua líbido aumenta. No 3º trimestre, o aumento do volume da barriga, o aumento de peso, os desconfortos, o cansaço e a vergonha quanto ao aspeto dos genitais externos contribuem para que a relação sexual seja menos confortável e desejada.
  4. A Mulher fica mais bem humorada! – Cliché, mas verdade! Com a libertação de ocitocina e endorfinas, o humor melhora e reduz o stress.
  5. Ajuda a preparar para o parto! – Como referi acima, a ocitocina estimula a contração uterina, favorecendo a dilatação e as prostaglandinas presentes no sémen relaxam o colo do útero, favorecendo a dilatação. Mas calma, isto só acontece quando o corpo já está preparado!

 

Espero que este artigo a ajude a usufruir da gravidez com mais confiança 😊

Se gostaria de conhecer as posições sexuais mais confortáveis durante a gravidez, veja este artigo.

Se gostava de esclarecer dúvidas, ter o nosso acompanhamento durante a gravidez e ajuda para se preparar para o parto, contacte a FISICLINIC. Temos as melhores Fisioterapeutas Pélvicas para a acompanhar!

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou