Your cart is currently empty!
Gel, placa ou fita de silicone para cicatrizes
Gel, placa ou fita de silicone, para que servem no tratamento de cicatrizes?
Após a cirurgia plástica, os cuidados com a cicatriz são muito importantes para a conquista dos bons resultados estéticos e é com esse objetivo que se utilizam os produtos com silicone.
Os produtos com silicone estão indicados na prevenção e tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides.
Mas caso se esteja a questionar porque é que dão tanta importância à aplicação de produtos de silicone na cicatriz, fique a saber que ao contrário do que se pensa, tanto o gel como a fita não contêm nenhum fármaco!
Ou seja, os seus efeitos não se devem à absorção de “medicamentos”.
Surpreendido(a)?
Pois é, a evidência científica demonstra que o principal mecanismo de ação destes produtos é a oclusão (“barreira/proteção sobre”) da pele. Ao aplicar o produto sobre a cicatriz, ele vai criar uma barreira protetora sobre a pele, evitando a perda de água. Assim irá manter a hidratação dos queratinócitos (células da epiderme – camada mais externa da pele) e inibir a produção excessiva de colagénio, evitando que a cicatriz se torne “volumosa e saliente”.
Mas como é que a hidratação das células mais externas da pele influencia a produção de colagénio?
Caso os queratinócitos estejam desidratados, eles libertam citocinas (proteínas que regulam a imunidade e a inflamação) que estimulam a produção de mais colagénio, tornando a cicatriz mais densa, rígida e volumosa.
Outro mecanismo de ação importante deste tipo de produtos é a compressão. Ao aumentar a compressão na zona, reduz-se a formação de novos vasos e de mais colagénio, que de forma característica se conseguem visualizar em cicatrizes hipertróficas e quelóides.
Gel de silicone ou fita de silicone, qual o melhor?
Já existem estudos a comparar a eficácia de ambos e na verdade têm o mesmo nível de eficácia. A única diferença será na aplicabilidade dos produtos.
Caso a sua cirurgia tenha sido no rosto, o gel de silicone poderá ser mais discreto. Hoje já existem opções com proteção solar, caso pretenda aplicar durante o dia.
O gel também está mais indicado para aplicar sobre articulações, para permitir o movimento e alongamento da pele.
No caso de cicatrizes longas, como é um caso de uma abdominoplastia, em que a pele sofre mais tração, considero a fita ou placa de silicone mais vantajosa, pois a fita poderá reduzir a tensão nos bordos da cicatriz. Não considero, no entanto, que a fita seja o dispositivo mais eficaz para reduzir a tensão na cicatriz, mas deixarei este assunto para outro artigo.
Quando devo começar a aplicar o gel ou a fita de silicone?
De forma preventiva, geralmente aconselha-se a partir da segunda ou terceira semana de pós-operatório, quando os pontos tiverem sido retirados, bem como a cola cirúrgica e as crostas.
Mas…apesar de ser muitas vezes aconselhada a aplicação de silicone de forma preventiva, na minha opinião se o processo de cicatrização de uma ferida estiver a evoluir correctamente, e a cicatriz não apresente quaisquer sinais de hipertrofia, eu não considero existir a necessidade de inibir este processo que está a evoluir de forma “normal”.
Como se deve aplicar o gel ou a fita de silicone?
Deve-se aplicar sobre a cicatriz limpa e sem crostas ou feridas.
Durante quanto tempo devo utilizar o gel ou fita de silicone?
Segundo a literatura, para um bom efeito terapêutico, o produto de silicone deve ser aplicado no período mínimo de 8 horas diárias. No entanto, a Fisioterapeuta que o(a) acompanha avaliará a sua cicatriz em cada sessão, podendo alterar o período de aplicação consoante as necessidades.
Posso reutilizar a fita de silicone?
Depende do tipo de fita. Existem fitas descartáveis e outras reutilizáveis, que foram concebidas para serem reutilizadas durante um certo número de horas.
É aconselhável higienizar a fita. Pode lavar com a espuma do sabão e deixar secar ao ar ou sobre o plástico sobre o qual a fita vinha aderida.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor!
Caso pretenda tratar a sua cicatriz, já sabe onde me pode encontrar 🙂
na Fisiclinic!
Elisa Quintela (OE 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica