4 Mitos sobre a Depilação a Laser

Ainda hoje existe muito desconhecimento e até desinformação sobre o tratamento de depilação a laser.

Já deve ter ouvido alguns mitos sobre a depilação e talvez tenha até adiado a ideia de iniciar o seu tratamento por julgar que esses mitos são verdade, por isso, vou abordar alguns dos mitos mais ouvidos e ajudar a esclarecê-los.

  1. Não deve ser feito nas axilas porque tem gânglios e pode originar doenças:
    Este mito é completamente infundado! Ele pode ter resultado por associarem radiação a cancro, no entanto o laser realiza apenas fototermólise seletiva. Ou seja, ele é absorvido apenas pelo pigmento do pêlo, atuando na sua raíz. 
  2. Não se pode fazer tratamento a laser no Verão:
    Pode sim! O tratamento com laser depilatório pode ser realizado em qualquer altura do ano, desde que respeite o tempo de segurança para se expôr ao sol e que nunca se esqueça de aplicar protetor solar e reaplicá-lo a cada duas horas (mesmo que esteja em ambientes fechados). Para compreender melhor como pode usufruir do sol e de tratamento a laser, leia este artigo sobre Cuidados a ter após a sessão a laser
  3. A depilação a laser é definitiva:
    Infelizmente é um mito. Nenhum método de depilação é definitivo. O pêlo pode demorar mais tempo a crescer, irá crescer mais fraco, mas eventualmente irá crescer. Por isso se recomendam sessões de manutenção. 
  4. A depilação é laser é mais eficaz nas zonas com pêlos mais grossos:
    Esta afirmação está parcialmente correta. Efetivamente as zonas com pêlo mais grosso e mais escuro irão absorver mais luz e, por isso, queimar de forma mais efetiva o folículo. No entanto, para queimar efetivamente o folículo, o pêlo tem de estar em fase anágena (fase inicial de crescimento) e, por exemplo, a zona íntima e das virilhas, apesar de ter pêlo grosso, apenas 20% desse pêlo está em fase anágena, por isso haverá necessidade de fazer várias sessões. 

 

Se deseja compreender melhor com o funciona a depilação a laser, leia a nossa apresentação do LUMIQ.

 

Espero que este artigo o/a tenha ajudado a compreender melhor a depilação a laser 😊

Para mais informações ou agendamento de consulta, contacte-nos telefonicamente.

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou