pilates na gravidez

Pilates Clínico Pré-Natal

É possível realizar exercício físico durante a gravidez com segurança!

Esta é uma das grandes dúvidas que as nossas grávidas nos colocam. Têm receio que realizar atividade física durante a gravidez possa ter um impacto negativo para o bebé.


A prática de atividade física moderada na gravidez é aconselhada pela comunidade médica e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma medida preventiva ou terapêutica para reduzir as complicações da gravidez (diminuição do risco de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso, complicações no parto e depressão pós-parto; menores complicações no recém nascido, efeitos adversos do peso ao nascer e risco de natimortalidade) e otimizar a saúde materno-fetal.

Se não pratica nenhuma atividade física (sedentária) e quer iniciar durante a gravidez:
Saiba que o
método de Pilates Clínico Pré-Natal utiliza exercícios de baixo impacto, adaptados às condições da grávida e ao trimestre em que se encontra, sendo por isso seguro e benéfico para a mãe e para o bebé, promovendo uma gravidez e um parto mais tranquilo.

O termo “clínico” indica que as sessões são orientadas por uma Fisioterapeuta com formação específica em Saúde da Mulher, exercício clínico e Pilates Clínico Pré-Natal, que fará sempre uma avaliação prévia para melhor adaptar os exercícios, permitindo uma progressão da sua condição física e clínica. 

Se já praticava atividade física regular antes da gravidez:
De acordo com a OMS, as mulheres que eram fisicamente ativas antes da gravidez, podem continuar a praticar as mesmas atividades durante a gravidez, diminuindo as cargas e intensidade, desde que não apresentem nenhuma contraindicação médica.
Por vezes, a mulher fisicamente ativa é obrigada (por indicação médica) a reduzir drasticamente a intensidade dos treinos, devido a restrição de crescimento fetal. O Pilates Clínico Pré-Natal é uma ótima solução, por permitir a continuidade da prática de exercício com menor carga, impacto e intensidade, contribuindo de igual forma para o trabalho cardiovascular, o ganho de força e flexibilidade, promovendo uma gravidez ativa e um parto mais tranquilo.

 


Benefícios do Pilates Clínico para Grávidas:
  1. Prevenção de Lesões: As nossas sessões de Pilates Clínico são orientadas por uma Fisioterapeuta certificada no método e com formação específica em exercício pré e pós-parto, garantindo que os exercícios são adequados à prática durante a gravidez e realizados de forma correta e segura.
  2. Melhoria da Postura: com o aumento do volume e peso abdominal, a postura da grávida altera-se, surgindo as dores de costas. O Pilates Clínico fortalece os músculos da zona abdominal e costas, melhorando a postura e aliviando as dores. 
  3. Equilibro: melhora o equilíbrio e consciência corporal;
  4. Prevenção da Diástase: os exercícios de Pilates Clínico ativam e reeducam os músculos abdominais, prevenindo a diástase abdominal patológica (afastamento dos músculos retos abdominais), reduz as dores lombares;
  5. Prevenção da Incontinência: os exercícios Pilates Clínico ajudam a reeducar e fortalecer os músculos do períneo, prevenindo a perda involuntária de gases e urina durante a gravidez e após o parto (situação frequente, mas não normal);
  6. Controlo da Respiração: Melhora a consciência respiratória, permitindo uma respiração mais eficaz, reduz a fadiga durante a gravidez e tem um papel preponderante durante o parto tanto no relaxamento como no momento de expulsão;
  7. Prevenção de Doenças Metabólicas: a prática regular de exercício físico melhora o controlo de ganho ponderal de peso e reduz o risco de diabetes gestacional;
  8. Estimula a Circulação Sanguínea: os exercícios de Pilates Clínico melhoram a circulação sanguínea, ajudando a reduzir o edema (inchaço) generalizado, sobretudo das pernas, bem como a incidência de tromboflebites e crises hemorroidárias.
  9. Redução do Stress e Ansiedade: Promove o relaxamento e sensação de bem-estar.
  10. Preparação para o Parto: A prática de exercício físico regular durante a gestação aumenta a confiança da grávida durante o parto fisiológico, ao melhorar a sua resistência física e proporcionar estratégias para a utilização da respiração, extremamente úteis durante o parto, sobretudo na fase expulsiva. 
  11. Recuperação Pós-Parto: A prática de Pilates Clínico durante a gravidez facilita o processo de recuperação pós-parto. 


Modalidades em que poderá praticar Pilates Clínico Pré-Natal:

  • Para maior privacidade e foco nas suas necessidades específicas, dispomos de sessões individuais. Nesta modalidade irá beneficiar de um ambiente privado, maior flexibilidade de horários e do acompanhamento exclusivo da Fisioterapeuta, que adequará a si todos os exercícios sessão a sessão.
  • Para maior comodidade e motivação adicional, dispomos de sessões a pares. Nesta modalidade proporcionamos o encontro entre si e outra grávida, para que beneficiem igualmente de uma atenção mais próxima da Fisioterapeuta e de um ambiente de partilha e apoio mútuo. Poderá fazer-se acompanhar por uma amiga ou familiar, ou confiar na nossa equipa que agilizará o emparelhamento com outra grávida, num horário conveniente para ambas.
  • As sessões em grupo são a modalidade mais acessível, realizadas em horário fixo e pré-estabelecido. Nesta modalidade irá beneficiar da companhia e partilha de experiências com as restantes gestantes, criando um ambiente acolhedor. Por ser um grupo pequeno (que não excederá as 5 grávidas), permite que a Fisioterapeuta acompanhe e corrija de imediato os exercícios, garantindo a segurança de todas. 
  • Se a distância for um entrave para a prática de Pilates Clínico Pré-Natal, dispomos de sessões individuais online. Nesta modalidade, além de beneficiar do acompanhamento exclusivo da Fisioterapeuta e de uma maior flexibilidade de horários, garantimos a nossa maior atenção, quer na elaboração de um plano de exercícios adaptado às suas necessidades e limitações, quer na correção imediata da realização de exercícios. 
A quem se destina?

O Pilates Clínico Pré-Natal destina-se a todas as mulheres grávidas que não apresentem qualquer contraindicação médica para prática de exercício físico de baixo impacto. 


Quando iniciar?

O momento ideal para iniciar o Pilates Clínico durante a gravidez pode variar:

  1. Primeiro Trimestre (0-12 semanas): Muitas mulheres podem iniciar ou continuar a prática de Pilates Clínico desde o início da gravidez, desde que se sintam bem e não tenham complicações. No entanto, é essencial consultar o médico antes de iniciar a prática de atividade física na gravidez.
  2. Segundo Trimestre (13-28 semanas): Este é geralmente o melhor momento para começar a prática de Pilates Clínico. As náuseas e o cansaço dos primeiros meses tendem a diminuir, e o corpo ainda não está tão pesado, o que facilita a prática de exercícios.
  3. Terceiro Trimestre (29-40 semanas): Pode continuar ou iniciar o Pilates Clínico no terceiro trimestre, com adaptações apropriadas para acomodar o aumento do tamanho da barriga e outras mudanças físicas. Os exercícios são focados na mobilidade, na força e no conforto.

Convenções:
Privilegiamos o atendimento individualizado dos nossos pacientes, o que não permite a convenção direta.
No entanto, sabia que alguns subsistemas de saúde tais como a ADSE, SAMS, SAMS Quadros, ADM, SAD/PSP, SAD/GNR, e alguns Seguros de Saúde (Médis, Advancecare, Multicare, entre outros) disponibilizam aos seus beneficiários a possibilidade de realizar tratamentos de fisioterapia fora da sua rede de prestadores?
Através de um regime de reembolso (regime livre) pode reaver à posteriori uma percentagem do valor investido nos tratamentos de fisioterapia connosco.
Para melhor esclarecimento contacte-nos.






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou