Bioestimuladores Corporais: Combater a Flacidez e estimular a produção de Colagénio

A flacidez corporal é uma das queixas mais frequentes entre os utentes que nos procuram para melhorar a aparência e firmeza da pele. Seja no pós-parto, ou após perda de peso significativa, ou mesmo perda de volume devido ao sedentarismo (como é o caso da região glútea), ou apenas devido ao processo de envelhecimento natural, a incapacidade das fibras de colagénio e elastina retraírem e a redução da sua produção levam a uma pele menos firme, mais fina e com aspecto “descaído”.

Os bioestimuladores corporais são uma solução inovadora e eficaz para estimular a produção natural de colagénio, melhorar a qualidade da pele e reduzir visivelmente a flacidez, sem necessidade de cirurgia!

Mas o que são bioestimuladores corporais?

Os bioestimuladores corporais são substâncias injetáveis que se aplicam ao nível da pele e na gordura superficial, para estimular diretamente a atividade dos fibroblastos (as células responsáveis pela produção de colagénio e elastina). Ao ativarem estas células, promovem a formação de novo colagénio, melhorando a firmeza, a densidade e a elasticidade da pele.

Entre os mais utilizados encontram-se:
O Ácido Poli-L-láctico (PLLA), a Hidroxiapatita de cálcio (CaHA) e a Policaprolactona (PCL).

Apesar de todos estes bioestimuladores promoverem o aumento da produção de colagénio, acabam por ter efeitos fisiológicos ligeiramente diferentes. Passo a explicar: uns podem estimular uma maior produção rápida de colagénio tipo III, mais denso e duro, outros criam maior quantidade de colagénio tipo I de forma gradual. Uns podem ter algum efeito volumizador, outros apenas têm efeito tensor.

Qual escolher?

Aquele que a Médica de Medicina Estética julgue mais adequado ao seu caso! Não se admire se na clínica a(o) informarem que têm diferentes bioestimuladores com valores diferentes. Isso até é uma boa notícia! Quer dizer que, com certeza, a Médica irá escolher o produto mais adequado à zona a aplicar, à densidade da pele e ao efeito desejado (firmeza e remodelação corporal com ligeira adição de volume)!

Quais as áreas corporais mais tratadas com bioestimuladores?

Os bioestimuladores podem ser aplicados em várias regiões do corpo onde a flacidez é mais evidente, nomeadamente:

  • Braços (face interna)
  • Abdómen (especialmente pós-parto ou após emagrecimento)
  • Glúteos (melhoria da firmeza e sustentação, ou ligeira volumização para correção de “hip dips”)
  • Coxas (face interna e superior)
  • Região dos joelhos (flacidez localizada)

A aplicação de bioestimuladores corporais é segura?

A aplicação de bioestimuladores corporais é segura quando realizada em ambiente clínico, exclusivamente por Médicos com conhecimento anatómico aprofundado e experiência na técnica! Além disso, é super importante garantir que realizará os seguintes passos (acho por bem indicá-los, para que possa entender a importância):

  1. Avaliação clínica: deverá informar a Médica quanto ao seu estado de saúde, doenças auto-imunes, medicação frequente, estilo de vida, etc. Esta informação é essencial para garantir que aplicar o bioestimulador será seguro e não terá efeitos colaterais.
    O mais seguro será sempre marcar uma consulta médica prévia ao procedimento.
  2. Selecionar o bioestimulador mais adequado a cada caso: após analisar o seu historial clínico, a Médica procederá à sua avaliação física. Avaliará o estado da sua pele e a necessidade de conjugar com outro tipo de procedimento. Por vezes os tratamentos combinados são a solução ideal.
  3. Respeitar protocolos de aplicação seguros: na clínica privilegiamos a formação constante da equipa. Para que possamos garantir que toda a equipa tem os conhecimentos mais actuais, que lhe permite aplicar os protocolos mais seguros.
  4. Acompanhamento para otimização dos resultados: os melhores resultados são adquiridos ao longo do tempo, por isso não se admire que a equipa da FISICLINIC esteja disponível para reavaliar os seus resultados 😊

 

Na FISICLINIC, cada plano de tratamento é cuidadosamente elaborado de forma personalizada, tendo em conta a história clínica, os objetivos e as características únicas de cada utente, assegurando resultados esteticamente bonitos e naturais com total segurança e rigor científico.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que lhe tenha proporcionado informações úteis para compreender melhor como os bioestimuladores corporais, tenha contribuído para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-lo(a) a tomar decisões mais informadas sobre o tratamento da flacidez com bioestimuladores corporais. 😊

Para mais informações, não hesite em contactar a FISICLINIC.

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou