Your cart is currently empty!
Sabia que durante o parto fisiológico o seu pavimento pélvico aumenta até 4x mais do que a sua capacidade de alongamento normal?
O Pavimento Pélvico, ou períneo, é o conjunto de músculos, ligamentos e fáscia localizados na zona inferior da cavidade abdominal, que tem como função o suporte dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), a manutenção da continência urinária e anal, a defecação, a micção e um tem um papel importante na função sexual e no trabalho de parto.
Durante a gravidez, o peso do bebé, da placenta e do líquido amniótico, bem como as alterações posturais e hormonais da grávida, colocam o pavimento pélvico sob pressão, o que pode originar disfunções como (incontinência urinária e fecal, prolapsos, dor durante as relações sexuais, etc).
Para proteger o seu períneo na hora do parto, é importante treinar os músculos perineais para que sejam flexíveis, já que durante o parto toda a musculatura e fáscias do períneo são “esticados” para permitirem a passagem do bebé pelo canal vaginal.
A consulta de Preparação do Períneo para o Parto faz parte da especialidade de Fisioterapia Pélvica, cujo objetivo é “treinar” o períneo para o parto fisiológico, através de uma avaliação da atividade e tensão dos músculos pélvico-perineais, para que seja possível identificar os mais “tensos”. A intervenção passa por promover o relaxamento e melhorar a flexibilidade destes músculos, reduzindo a necessidade de episiotomia, bem como o risco de lacerações do períneo decorrentes do parto por via vaginal.
A Massagem Perineal e o uso do EPI-NO® são algumas das técnicas utilizadas para “treinar” o períneo para o parto. Permitem o alongamento mais profundo e homogéneo dos músculos e simulam o momento da expulsão do bebé. As técnicas adotadas dependerão da avaliação da Fisioterapeuta e das necessidades de cada utente.
Esta consulta é realizada por uma Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher no Pré e Pós-Parto e deve ser iniciada a partir das 34 semanas de gestação.
A Preparação do Períneo para Parto consiste numa consulta de Fisioterapia Uroginecológica dirigida à grávida. Tem como objetivo preparar o períneo para o parto fisiológico e reduzir o trauma perineal (episiotomias e lacerações), bem como dotar a mulher para uma melhor consciencialização corporal, que lhe permitirá perceber melhor as várias fases do parto.
Destina-se a mulheres grávidas.
Convenções:
Privilegiamos o atendimento individualizado dos nossos pacientes, o que não permite a convenção direta.
No entanto, sabia que alguns subsistemas de saúde tais como a ADSE, SAMS, SAMS Quadros, ADM, SAD/PSP, SAD/GNR, e alguns Seguros de Saúde (Médis, Advancecare, Multicare, entre outros) disponibilizam aos seus beneficiários a possibilidade de realizar tratamentos de fisioterapia fora da sua rede de prestadores?
Através de um regime de reembolso (regime livre) pode reaver à posteriori uma percentagem do valor investido nos tratamentos de fisioterapia connosco.
Para melhor esclarecimento contacte-nos.
Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou