Mitos e verdades do pós-operatório de cirurgia plástica

O pós-operatório de uma cirurgia plásticas acarretam muitos mitos e verdades, neste artigo vou desmistificar alguns deles 

O bom acompanhamento no período de recuperação após a cirurgia é muito importante para garantir que se atingem os melhores resultados estéticos.
Conhecer, respeitar e ajudar o processo de cicatrização, prevenir e intervir de forma precoce na resolução de intercorrências e  favorecer a mobilidade dos tecidos são alguns dos objetivos terapêuticos da Fisioterapeuta Dermatofuncional dedicada à área do pós-op (como lhe costumamos chamar). Mas quando investigamos este tema na internet, os resultados são tantos e por vezes tão contraditórios, por isso resolvi desmistificar um pouco este tema.

Vamos a um MITOS e VERDADES no pós-operatório de cirurgia plástica!

No pós-operatório deve ser realizada apenas Drenagem Linfática.
❌ MITO: A Drenagem Linfática Manual é apenas uma das técnicas utilizadas nas consultas de Fisioterapia Pós-operatória. É muito eficaz na redução do edema (“inchaço”), no entanto não é eficiente na resolução de complicações, como é o caso da fibrose. Será importante associar outras técnicas.

Há forma de tratar as fibroses, mesmo as mais antigas!
✅ VERDADE: As fibroses são tecidos cicatriciais que necessitam de ser flexibilizados e reorganizados. Existem técnicas específicas que ajudam a resolver as fibroses, mesmo as mais antigas.

Há quem tenha tendência a ter fibroses.
❌ MITO: A fibrose é proporcional à intensidade da agressão ao tecido, seja de causa traumática (acidental) ou cirúrgica. Quanto maior a agressão, mais intensa será a resposta inflamatória e maior a probabilidade de se formarem fibroses.

Devo procurar um(a) Fisioterapeuta Dermatofuncional com experiência em pós-operatório para o meu acompanhamento!
VERDADE: A Fisioterapeuta Dermatofuncional é o profissional de saúde mais indicado para realizar o acompanhamento do seu pós-operatório. Ele conhece o procedimento cirúrgico que lhe foi realizado, conhece as fases do processo cicatricial, domina a Drenagem Linfática Manual e outras outras terapias manuais, além de electroterapia.

O meu tratamento deve consistir num protocolo pré-definido, para que seja consistente.
❌ MITO: Os protocolos pré-definidos NUNCA são uma boa opção! Dia após dia, o processo cicatricial ocorre e as diferenças sentem-se. A Fisioterapeuta realiza a avaliação antes e durante a sessão para que possa adequar o tratamento às suas necessidades nesse momento.

Quantas mais vezes por semana fizer, mais rapidamente vou ter resultados!
❌ MITO: Numa fase inicial, o corpo pode beneficiar da ajuda diária para reabsorver os líquidos. No entanto, com a evolução, o organismo precisa de pausas para que possa responder ao estímulo dado durante a sessão e a resposta inflamatória seja controlada. Por isso, não estranhe que a sua Fisioterapeuta possa sugerir um intervalo entre sessões de 1 semana e até mesmo de 15 dias.

 

Espero que este artigo a/o tenha ajudado a perceber um pouco mais sobre o pós-operatório!
Em caso de dúvida, ou se pretender agendar uma consulta comigo, sabe que me pode encontrar na Fisiclinic 😊

Elisa Quintela (OF 9813)
Fisioterapeuta Mestre em Fisioterapia Dermatofuncional com formação especifica em Pós-operatório de Cirurgia Plástica


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Fisiclinic 2023 Designed by WeCreateYou